Universidades estaduais e TCE estudam parceria para cursos de extensão
O início de uma parceria entre o Tribunal de Contas e as sete universidades públicas estaduais do Paraná começou a ser discutido na quinta-feira, 14 de julho, em reunião entre o presidente do TCE-PR, conselheiro Fabio Camargo, e reitores e diretores das instituições de ensino superior.
Segundo Miguel Sanches Neto, reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), a intenção é promover cursos de extensão para a formação de agentes públicos, com o objetivo de fortalecer o controle externo das contas públicas. Esses cursos deverão ser oferecidos na modalidade de ensino a distância (EAD).
Na oportunidade, o conselheiro destacou o papel desempenhado pelas universidades, não apenas na formação acadêmica, mas nas ações de saúde desenvolvidas pelos hospitais universitários, que estão entre os melhores do Paraná, contribuindo com a sociedade. Os reitores destacaram que o atendimento na área de saúde tem como prioridade os mais carentes, inclusive nos centros odontológicos.
Participaram da reunião, além de Sanches Neto, Marta Favaro, da Universidade Estadual de Londrina (UEL); Fátima Aparecida da Cruz Padoan, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Salete Machado, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar); Fábio Hernandes (Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro); Fabiano Costa (UENP); Fernando de Brito Alves (UENP), Tânia Lopes Muniz (UEL) e Alexandre Webler, da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Autor: Diretoria de Comunicação Social TCE/PR