UNIOESTE

Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

 

 

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) teve início em 1994, a partir da união entre quatro faculdades do Oeste do Paraná, localizadas em Cascavel, Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon e Toledo. Em 1998, a faculdade de Francisco Beltrão aderiu à plataforma multicampi, convencionando o quinto campus da Unioeste.

A organização administrativa da Unioeste é regida pelas resoluções que alteram partes de documentos estatais. Os campi possuem igual hierarquia e vinculam-se à administração superior, sendo organizados por centros estruturados com base nas áreas de conhecimento cabíveis aos parâmetros instaurados que promovem, coordenam e desenvolvem o ensino, a pesquisa e a extensão.

Atualmente, a Instituição conta com mais de 64 cursos de graduação multicampi, com atuação nas áreas da saúde, de ciências humanas, exatas, agrárias, e em todas os recortes cabíveis dentro dos domínios existentes. Acompanhando o crescimento da universidade, os cursos de Pós-graduação, em nível stricto sensu, cresceram consideravelmente contando, hoje, com 13 cursos de Doutorado, 36 de Mestrado, 14 cursos de especialização em pós-graduação (lato sensu) e, ainda, 18 residências, entre médicas e multiprofissionais.

Como unidade de patrimônio e administração, a universidade estima pela conduta ética em todos setores, valorizando o respeito, a individualidade, a diversidade intelectual, e por isso a estrutura de servidores é primordial para a instituição. Logo, a gestão democrática com base em instâncias deliberativas, permite aos 1.345 docentes da universidade a autonomia didático-científica, além de adotar procedimentos para otimização de recursos físicos, financeiros, humanos e tecnológicos, visando alcançar a excelência em ensino, pesquisa e extensão.

A Unioeste conta também com o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) que opera com foco em assistência e ensino, voltado para a formação dos acadêmicos egressos nos setores de atuação na área de saúde. O HUOP presta atendimento em várias abrangências dentro da Medicina e é o maior hospital público das mesorregiões Oeste e Sudeste do Paraná. Com mais de 195 leitos, atende pacientes de outras regiões do estado e do Mato Grosso do Sul, bem como de países vizinhos como Paraguai e Argentina.

Hoje, a Unioeste integra mais de 12.900 acadêmicos em seus cinco campi, entre os cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu e lato sensu. Carrega consigo a excelência de avaliação com todas as notas superiores a 3 nas competências do Ministério da Educação.

Áreas de Excelência na Pesquisa

Engenharia Agrícola, Agronomia (na área das Ciências Agrárias), Desenvolvimento Regional e Agronegócio (na área de Ciências Sociais e Aplicadas) e de Letras (na área de Linguística, Letras e Artes)

Principais Ações de Extensão

Atualmente, a Unioeste conta com mais de 360 projetos de extensão que atingem cerca de 930 mil pessoas nas regiões Oeste e Sudoeste do Estado do Paraná, além de 38 programas de extensão que atingem mais de dois milhões de habitantes paranaenses. Entre os destaques, estão os programas Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI), que visa desenvolver atividades de extensão, ensino e pesquisa voltadas à população idosa, e o Programa Institucional de Ações Relativas às pessoas com necessidades especiais, que tem como objetivo promover o ingresso e a permanência de pessoas com deficiência no Ensino Superior. Destacam-se também os projetos “Operação Rondon Paraná 2018”, que reúne trabalho voluntário da comunidade acadêmica em diversos munícipios para promover seu desenvolvimento, o “Apoio à Organização e Viabilização de Feiras de Produtos Agroecológicos e/ou Agricultura Familiar”, que estimula o consumo de produtos livres de agrotóxicos na comunidade acadêmica e em seu entorno, e o “Núcleo Maria da Penha (NUMAPE)”, que oferece atendimento interdisciplinar a mulheres em situação de vulnerabilidade e/ou violência doméstica.

 

Destaque

O hospital da Unioeste é referência em casos de alta complexidade, tendo estrutura e profissionais adequados para reparar situações de grave risco, sendo o maior prestador de serviços do SUS na região. Em 2005, foi aprovado a nível federal como hospital de ensino, o que, além de reforçar sua importância regional, reafirma a preparação potencializada dos acadêmicos que fazem residência na Instituição. Graças aos méritos da equipe, o HUOP consegue atender diversas demandas populacionais ao executar atividades de reconhecimento, como o banco de leite humano e o centro de reabilitação física, o que já rendeu à Instituição títulos de honra como o “Hospital Amigo da Criança”, pela Unicef.

A UNIOESTE conta com 12.900 alunos e 5 campus.

Reitoria UNIOESTE

Endereço: Rua Rubéns Lopes, 573
Universitário, Cascavel – PR – CEP 85.819-170
Fone: (45) 3220-3121
E-mail do gabinete: gabinete@unioeste.br
E-mail da Assessoria de Comunicação Social: imprensa@unioeste.br
Site UNIOESTE: www.unioeste.br

Skip to content