Unioeste assume presidência da Apiesp

Unioeste assume presidência da Apiesp

O compromisso de defender o sistema público de ensino superior no Paraná: esse é o mote da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp). Em cerimônia na noite desta terça-feira (20), o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), professor Miguel Sanches Neto, entregou o cargo de presidente da Associação a Alexandre Almeida Webber, o reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). 

Webber assume um mandato de dois anos à frente da instituição que reúne, desde 1994, as sete universidades públicas estaduais do Paraná. Seu vice-presidente para esta gestão é Leandro Vanalli, da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e o tesoureiro é Fábio Hernandes, da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro). 

O evento, realizado em Curitiba, reuniu autoridades do governo paranaense e das demais Universidades Estaduais. A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior foi representada pela chefe de gabinete, professora Paula Turra Grechinski, que parabenizou o professor Miguel pelo biênio e desejou sucesso ao professor Alexandre à frente da nova gestão. 

“Foi uma honra presidir a Apiesp nesse período tão importante da vida da humanidade e da vida das Universidades”, declarou o professor Miguel Sanches Neto. Segundo ele, o papel das instituições de ensino superior foi fundamental para a retomada das atividades no pós-pandemia: “um papel de diálogo, de cooperação, de estudos”, enfatiza. 

“Nos últimos anos, resgatamos o diálogo com a sociedade, que é algo fundamental, e cada vez mais estamos atuando em políticas públicas”, destaca Webber. Para a gestão que se inicia, ele antecipa que deve continuar o trabalho conjunto entre as universidades e o diálogo com o governo estadual. “Que a gente continue com esse espírito de trabalhar em conjunto, que cada um de nós vibre com a vitória das demais universidades”, deseja. “A educação é algo fundamental. Não existe um país que evolua sem uma educação de qualidade. Essa é a nossa luta, a cada dia”. 

Na mesma linha de Webber, o presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná, professor João Carlos Gomes,  destacou a importância da Apiesp e dos reitores que a integram para o aprimoramento do ensino superior no Paraná. 

Conquistas

Os dois anos de mandato foram marcados por diálogo, organização e conquistas. Uma destas foi a reformulação do estatuto da Apiesp, em outubro de 2023. Além disso, “talvez o papel mais importante desempenhado pela Apiesp sob a nossa presidência foi o do novo plano de cargos e salários”, avalia Sanches. A Associação teve papel relevante na articulação do plano de carreiras, tanto da categoria docente quanto dos agentes universitários. “Pela primeira vez na história da Apiesp, teve um papel de protagonismo nessa negociação com o governo, junto com as secretarias, garantindo assim uma melhoria salarial para todos que estão nas nossas IEES”. 

A versão inicial do plano partiu de um grupo de trabalho coordenado pela Apiesp, do qual participaram servidores das sete pró-reitorias de recursos humanos das universidades estaduais e representantes sindicais. A aprovação do plano modificou de maneira expressiva a carreira dos agentes universitários, chegando a 100% de aumento salarial em alguns casos, reforça Sanches. Além disso, houve um ganho real para professores e professores das universidades, recompondo parte das perdas salariais dos últimos anos. 

Foi um biênio de diálogo permanente com os governos estadual e federal, na busca por garantir os interesses das comunidades universitárias. A Apiesp foi recebida diversas vezes por Ministros de Estado no âmbito federal e manteve um diálogo constante com secretarias e órgãos do governo estadual. 

Outra marca da gestão foi o diálogo constante com os sindicatos da categoria e a articulação e posicionamento em defesa do conhecimento e da ciência. A Associação firmou, ainda, parcerias com entidades de âmbito estadual, nacional e internacional, como o Tribunal de Contas do Estado do Paraná; o Ministério Público do Paraná; a Itaipu Binacional; e a Universidade San Francisco Xavier de Chuquisaca (USFX), da Bolívia. 

Autoridades

Estiveram presentes os reitores e vice-reitores das Universidades Estaduais do Paraná: da Universidade Estadual de Maringá, Leandro Vanalli e Gisele Mendes de Carvalho; da Universidade Estadual de Londrina, Marta Regina Gimenez Favaro e Airton José Petris; da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ivo Mottin Demiate; da Universidade Estadual do Paraná, Salete Machado Sirino; da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Gilmar Ribeiro de Mello; da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Fábio Antônio Néia Martini e Ricardo Aparecido Campos; da Universidade Estadual do Centro Oeste, Fabio Hernandes e Ademir Juracy Fanfa Ribas; além do presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná, professor João Carlos Gomes; o coordenador da Unidade Gestora do Fundo do Paraná, Luiz Cesar Kawano; Roberto Niero, representando o vice-líder do governo na Assembleia Legislativa, Gugu Bueno; a chefe de gabinete da Seti, professora Paula Turra Grechinski, e o diretor de Ensino Superior, Osmar Ambrosio de Souza, acompanhados de coordenadores e assessores da Secretaria. 

 

 

Texto e fotos: Aline Jasper / UEPG

Skip to content