UNESPAR

Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

 

 

Missão

A Unespar tem por missão gerar e difundir o conhecimento científico, artístico-cultural, tecnológico e a inovação, nas diferentes áreas do saber, para a promoção da cidadania, da democracia, da diversidade cultural e do desenvolvimento humano e sustentável, em nível local e regional, estadual, nacional e internacional.

Salete Machado Sirino
Reitora

Edmar Bonfim de Oliveira
Vice-reitor

Reitoria da Unespar
Avenida Rio Grande do Norte, 1525 – 87701-020 – Paranavaí – PR
Fone (44) 3482 3200
comunicacao@unespar.edu.br
www.unespar.edu.br

Apresentação

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) é formada por sete campi nas cidades de Apucarana, Campo Mourão, Curitiba, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória. Oferta cursos de graduação e pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu, contando com mais de 10 mil estudantes, atingindo 150 municípios que, juntos, formam uma população média de 4,5 milhões de pessoas.

A Unespar é jovem, mas sua origem remonta a instituições centenárias, pois nasceu da junção de sete faculdades estaduais: Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (Fafipa), Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), Faculdade de Artes do Paraná (FAP), ambas em Curitiba, Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam), Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea), Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar), Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (Fafiuv), além da Escola Superior de Segurança Pública, vinculada academicamente à Unespar. Cada uma delas conta com uma longa trajetória, marcando notadamente a história e a cultura dos municípios onde foram criadas e convergiram em favor da ciência, da educação e da cultura. Hoje, constituem os sete campi da Universidade, atingindo a maior parte do território paranaense.

A Unespar oferta mais de 70 cursos de graduação presenciais nas mais diferentes áreas do conhecimento. São cursos de bacharelado e licenciatura nas áreas de Artes, Letras, Biológicas, Exatas, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharia e Saúde. Metade das vagas de ingresso nos cursos de graduação da Unespar são reservadas ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e a outra metade por processos seletivos de ingresso próprios. Também oferta cursos de pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu em diversas áreas do conhecimento. Em sua grande maioria, o corpo docente é constituído por mestres(as) e doutores(as) em suas áreas, oferecendo a melhor formação nos cursos da Universidade.

Além do ensino, a Unespar oferta programas e projetos de pesquisa, de extensão, de cultura e de direitos humanos. Em 2021, a Unespar criou a Pró-reitoria de Políticas Estudantis e Direitos Humanos que tem por finalidade coordenar as políticas institucionais relativas ao atendimento estudantil e à educação em direitos humanos, a partir das garantias individuais, do respeito à diversidade e à pluralidade, do exercício da cidadania e do desenvolvimento humano. É composta pela Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE) e pela Diretoria de Direitos Humanos (DDH), corresponsáveis pelo planejamento, coordenação, integração, avaliação e aperfeiçoamento de ações que contemplem os interesses estudantis e as demandas por equidade de acesso, inclusão e permanência de grupos vulneráveis na Unespar. A Universidade conta ainda com o Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH), Núcleo de Educação Especial Inclusiva (NESPI), Núcleo de Educação para Relações Etnico-raciais (NERA) e o Núcleo de Educação para Relações de Gênero (NERG).

A Unespar é multicultural, é pública, é gratuita, é para você!

Áreas de Excelência na Pesquisa

A pesquisa é uma atividade primordial da Unespar, indissociada do ensino, da extensão e da cultura. Oriunda das necessidades históricas e sociais, objetiva produzir e promover o conhecimento, a tecnologia, a arte e a inovação nas diferentes áreas de atuação. A política para a Pesquisa na Unespar está voltada para a geração e difusão de conhecimentos científicos, artísticos e tecnológicos em todos os campos do saber, de forma a atender às demandas sociais locais, regionais, nacionais e internacionais, a fim de promover a democracia, a diversidade humana e o desenvolvimento sustentável.

Ciências da Saúde; Ciências Humanas; Educação; Artes; Música; Cinema; Oceanografia Biológica; Ciências Biológicas; Biologia Geral; Botânica.

Projetos de Extensão

A Extensão na Unespar atua na articulação entre ensino e pesquisa, tendo em vista assegurar a interlocução entre a teoria e a prática, bem como entre universidade e sociedade, como forma de democratizar o conhecimento acadêmico. Dessa maneira, os saberes construídos são ampliados e favorecem o percurso de uma formação acadêmica mais sólida. Para tanto, o desenvolvimento de programas, projetos, cursos e eventos de extensão e cultura abrange as diferentes áreas de conhecimento dos cursos ofertados pela Unespar.
Há que se ressaltar o fato de que, na Unespar, os cursos nas áreas de artes ofertados pelos campi de Curitiba proporcionam a realização de ações de arte e cultura que se expandem para os demais campi, como forma de atender ao direito de cidadania e de formação humanística presentes no contexto da Universidade. Assim, as ações artístico-culturais sensibilizam a comunidade acadêmica sobre a necessidade de se ter uma formação pedagógica e cidadã, interagindo diretamente com a comunidade.

Em 2022, a UNESPAR conta com 452 ações extensionistas.

Skip to content