UENP

Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

 

 

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) foi criada em setembro de 2006, com sede da reitoria na cidade de Jacarezinho e campi nos municípios de Bandeirantes, Cornélio Procópio e Jacarezinho. Enraizada na história e no resultado da integração de cinco faculdades tradicionais com mais de 50 anos de experiência e excelência em ensino, a Universidade nasceu com a responsabilidade de contribuir para o crescimento do Estado do Paraná e do Brasil.

Em seu curso natural de expansão de fronteiras, a UENP se tornou importante agente na condução de pesquisas inovadoras que se destacam com méritos em referência a todas as áreas em que atua. Com importante atuação no ensino, na pesquisa e na extensão de serviços à comunidade, a UENP está intimamente vinculada aos ideais de desenvolvimento da região onde está inserida, sem desconsiderar, no entanto, que a ciência e o conhecimento transcendem limites geográficos.

A herança das antigas faculdades, que deram origem à UENP, vai muito além de seus prédios e instalações nos três campi. São 25 cursos de graduação, sete mestrados e dois doutorados, além das graduações e pós-graduações a distância. A estrutura física da Universidade é composta por mais de 60 laboratórios, seis bibliotecas, Hospital Veterinário, clínicas de Fisioterapia e de Odontologia, Escritório Modelo, auditórios, salas de aula, Fazenda Escola e o Parque Universitário de Ciência, Cultura e Inovação, que conta com espaços para práticas de esporte, para ações culturais e para lazer.

Vislumbrando um vasto horizonte para a Universidade no campo da pesquisa, a atual administração da UENP tem trabalhado, com alta qualidade, para o processo de internacionalização da Instituição, na busca por projetá-la a novos horizontes no mundo acadêmico. Tendo em vista a relevância do processo, bem como os desafios que ainda existem na internacionalização universitária no país, a UENP procura desenvolver suas próprias soluções a fim de abrir caminhos para estudantes e pesquisadores que chegam à instituição ou a deixam para intercâmbio. A Universidade possui parceiros nas Américas, Europa e Ásia. A UENP participa, também, como instituição associada em programas e ações que asseguram a flexibilidade no processo de internacionalização.

Missão

Promover formação de excelência e produção do conhecimento por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, seguindo princípios éticos, inclusivos e sustentáveis, a fim de contribuir para o desenvolvimento regional e global.

Visão

Ser uma Universidade protagonista do desenvolvimento regional; inovadora; democrática e inclusiva, referência na educação superior pública de excelência, ultrapassando fronteiras linguísticas, culturais e geográficas.

Áreas de Excelência na Pesquisa

A UENP tem se destacado no cenário científico estadual, nacional e, até mesmo, internacional pelo protagonismo que desempenha em diversas áreas do conhecimento. As pesquisas da Universidade buscam compreender, explicar e trabalhar questões e problemáticas da vida contemporânea, sem perder de vista os aspectos regionais e os impactos locais de cada temática. Dentre as áreas de excelência na pesquisa, destacam-se produções em Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas, Ciências Humanas e Linguísticas, Ciências da Saúde e Ciências Sociais Aplicadas.

 

 

Principais Ações de Extensão

Trabalhando sempre pelo desenvolvimento regional e pela garantia da qualidade de vida das pessoas, os programas e projetos de extensão da UENP atendem diversos municípios do Norte do Paraná. Na região, a Universidade atua em frentes vinculadas às áreas de saúde, educação, direitos humanos e justiça, comunicação, meio ambiente, tecnologia e produção, trabalho e cultura. Nesse sentido, as ações são direcionadas à comunidade externa, em especial, às pessoas em situação de vulnerabilidade social.

No que se relaciona às ações de Cultura, o Programa de Desenvolvimento da Cultura tem congregado projetos, ações e equipamentos culturais para atender aos anseios das comunidades acadêmicas e do Norte do Estado. Fruto dessa política institucional, a Universidade possui diversos projetos estratégicos e eventos que movimentam a cena cultural em seu território.

As ações de extensão e de cultura da UENP buscam, portanto, estabelecer diálogo fecundo com a comunidade regional, por meio de parcerias com prefeituras, organizações sociais – instituições públicas e/ou privadas, as quais se apresentam como suporte para viabilização de projetos e programas, que procuram atender, numa relação de causa e de efeito, às demandas que a sociedade apresenta.

Destaque

A UENP conta com 6000 estudantes e três campi.

Reitoria UENP

Endereço: Av. Getúlio Vargas, 850
Jacarezinho – PR – CEP 86.400-000
Fone: (43) 3511-3200
E-mail: gabinete@uenp.edu.br
Site UENP: uenp.edu.br

Skip to content