Reitores da Apiesp se reúnem para discutir os novos planos de carreiras e pautas das universidades estaduais
Na última quarta-feira (21), os reitores das sete universidades estaduais estiveram presentes em mais uma reunião da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), para discutir a situação dos novos planos de carreiras de docentes e agentes universitários, e dialogar sobre outras pautas.
Em relação ao andamento dos planos no Governo, o presidente da Apiesp, Miguel Sanches Neto, destaca que os reitores fizeram uma avaliação sobre os planos de carreira dos docentes e agentes universitários, ponderando os avanços que haverá nas duas carreiras. “Todos apresentaram as ações feitas pelas universidades no sentido de fortalecer a carreira dos docentes e dos agentes, de forma que elas sejam encaminhadas o mais rápido possível para a Assembleia Legislativa para aprovação”, pontua.
Os novos planos de carreira que tramitam no Governo é uma construção coletiva, resultado do trabalho de servidores das sete universidades estaduais e representantes sindicais, que elaboraram uma proposta que contempla reivindicações históricas da classe docente e da classe dos agentes.
Além da discussão sobre os planos, os reitores receberam o representante da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Fabiano Costa, para conhecer mais sobre a organização da 75ª Reunião Anual da SBPC, que reúne universidades de todo o país. O SBPC terá mais de 220 atividades, entre debates, mesas-redondas e sessões especiais, com renomados cientistas e personalidades de diversas áreas para discutir o desenvolvimento científico, tecnológico, educacional e cultural do Brasil. Sobre este evento, o presidente da Apiesp, Miguel Sanches Neto, ressalta.
“Todos os reitores estão empolgados com a participação das nossas universidades na SBPC Jovem. Este evento será uma vitrine que vai dar visibilidade a diversas ações desenvolvidas pelas nossas instituições na área da ciência”, afirma.
Texto e Foto: Julio César Prado