Apiesp participa de reuniões com Cônsul-Geral do Japão e professores japoneses para firmar parcerias
A convite do Consulado do Japão em Curitiba, o presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), professor Miguel Sanches Neto, esteve presente na residência do Cônsul-Geral do Japão em Curitiba, Keiji Hamada, para recepcionar professores japoneses da missão Study in Japan. Na ocasião, o presidente da Apiesp apresentou aspectos gerais das sete universidades estaduais para os docentes estrangeiros.
“As nossas universidades têm localizações estratégicas no interior do Paraná, em áreas de grande desenvolvimento socioeconômico e cultural. Este projeto Study in Japan busca estreitar as relações da academia, mas também, do setor produtivo japonês com o setor produtivo paranaense”, afirma Sanches Neto.
Para o presidente da Apiesp, o encontro com os professores japoneses foi uma oportunidade de criar futuras parcerias para fortalecer diversas regiões no Brasil e no Japão. “Acredito que, este é um projeto que busca o desenvolvimento das nossas regiões”, pontua.
Além da apresentação da Apiesp, o consulado japonês abriu espaço para as falas do representante da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Michel Samaha, o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig, e o diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Celso Kloss. Todos puderam discorrer sobre o sistema de ensino superior do Estado e suas potencialidades.
A missão Study in Japan é uma iniciativa de universidades japonesas para buscar, em outros países, estudantes que se interessem em estudar no Japão através de bolsas de estudo, e também, firmar parcerias com outras universidades para construir programas de pesquisa multinacionais.
Feira Estude no Japão
Nesta terça-feira (11), os professores da missão Study in Japan, em parceria com o consulado do Japão em Curitiba e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), realizaram a Feira 2023 Estude no Japão, um evento direcionado para a apresentação de trabalhos científicos de professores japoneses e brasileiros, a fim de trocar conhecimento e estabelecer contatos.
Na cerimônia de abertura estiveram presentes: o Cônsul-Geral do Japão em Curitiba, Keiji Hamada, a vice-reitora da UFPR, Graciela Bolzón de Muniz, o Coordenador de Ensino Superior, Pesquisa e Extensão da SETI, Fabiano Costa, o reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Leandro Vanalli, e o vice-reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ivo Mottin Demiate.
Para o vice-reitor da UEPG, o evento foi uma ação muito importante para trazer pesquisadores das universidades de lá para conversar com professores e gestores daqui do Brasil. “A UEPG e outras universidades têm interesses em comum com os professores japoneses, foi um encontro bem produtivo, vimos colegas de outras universidades e foi bom para divulgar internamente os nossos escritórios internacionais”, salienta Demiate.
Para o vice-reitor, o evento propiciou a chance de estabelecer excelentes contatos com professores e agentes políticos para futuras cooperações entre os dois países.
A Feira 2023 Estude no Japão reuniu pesquisadores japoneses e brasileiros de diversas áreas do conhecimento, e, todos os participantes tiveram a oportunidade de trocar contatos e estabelecer novos encontros para o futuro. Representantes dos escritórios internacionais das sete universidades estaduais do Paraná estiveram presentes, para divulgar as nossas ações de internacionalização para os docentes japoneses.
Texto e Foto: Julio César Prado